sexta-feira, 18 de maio de 2012

Duos – Música Instrumental Brasileira retorna à cidade de Garanhuns



Duos – Música Instrumental Brasileira

retorna a cidade de Garanhuns

Duos retorna a Garanhuns no agreste pernambucano para nova temporada no mês de junho. A partir do dia 01 de junho, sexta-feira, o palco do Teatro Luiz Souto Dourado – Centro de Cultura de Garanhuns (antiga estação ferroviária) receberá duplas de instrumentistas para mostrar ao público um repertório repleto do que há de melhor na música instrumental.

Duos é um projeto que desafia os músicos a tocarem com novos parceiros. “A proposta é reunir artistas que não se conhecem ou que nunca tocaram juntos para uma única apresentação”, explica Claudia Moraes, produtora executiva dos espetáculos.

“Eles são instigados a montar o repertório e ensaiar em dois dias. Isso acaba provocando uma sessão em que há muito improviso é quando aflora o talento dos participantes”, diz Amaro Filho, produtor, revelando que é justamente aí que está fórmula do grande sucesso do projeto.

Foi justamente esta provocação de estilos, sonoridades e personalidades que ganhou a simpatia do público na primeira edição de Duos, realizada em 2010.

Programação - Inicio: 20h

-Dia 01 de junho - Pablo Fagundes (gaita) e Cesar Michiles (flauta)

-Dia 02 de Junho - Carlos Malta (Flautas, sax)) e Breno Lira (Guitarra)

-Dia 07 de junho - Cacai Nunes (vila caipira) e Cláudio Rabeca (Rabeca)

-Dia 09 de Junho - Ricardo Ukzoc (contra baixo) e Fred Andrade guitarra)

-Dia 15 de junho - Giba Alves (Sanfona) e Beto do Bandolim (bandolim).

-Dia 16 de Junho - Ewerton Sarmento -Bozó (violão 7 cordas) e Caca Malaquias (clarineta, sax)

Local: Teatro Luiz Souto Dourado – Praça Dom João Moura – Esplanada Guadalajara

Duos é uma realização da Página 21 com apoio da Prefeitura de Garanhuns e incentivo do Funcultura, Secretaria de Cultura e Governo de Pernambuco. A entrada é franca e os ingressos devem ser retirados no local de 9h às 13h.

DUOS - Perfil dos músicos

Pablo Fagundes

O brasiliense Pablo Fagundes iniciou sua trajetória musical, há 16 anos. Em 1992, descobriu na gaita diatônica as raízes negras do blues. Hoje, trabalha pela consolidação das gaitas cromática e diatônica na música brasileira. Pesquisador do instrumento, criou o curso de gaita cromática na mais importante escola de choro do Brasil na atualidade, a Raphael Rabello, do Clube do Choro em Brasília, da qual é professor titular. Faz parte do grupo cultural Pé de Cerrado, referência em ritmos regionais brasileiros (coco, maracatu, ciranda, baião) que se consolida com a gravação do segundo CD e primeiro DVD. Em 2004, participou da abertura do show de BB King, em Brasília, com a Brazilian All Stars Blues Band. Em 2008 Pablo gravou seu primeiro CD solo com a participação de Dominguinhos e diversos músicos de Brasília. Recentemente participou do projeto “um piano na estrada” comandado por Arthur Moreira Lima.

Cesar Michiles

O Flautista César Michiles nasceu na cidade do Recife em 1975. A música esteve presente muito cedo em sua vida, com sete anos de idade que César começou a estudar flauta no Conservatório Pernambucano de Música. Fez vários cursos no Brasil e no Exterior. Em 1986 tocou com Luiz Gonzaga “ O Rei do Baião”. César já gravou e se apresentou com vários artistas, como: Alceu Valença, Geraldo Azevedo, Elba Ramalho, Daniela Mercury, Chico César, Zé Ramalho, Fagner, Tânia Maria, Fafá de Belém Entre outros. Em Nova Yorque onde morou por 2 anos, César gravou com vários nomes da “WORLD MUSIC” como Bill O’Connell, Kenny Woodward, Toninho Horta, Dave Valentin, Phill Woods, Manolo Badrena e Naná Vasconcelos.

Carlos Malta

Compositor, arranjador, educador e multi-instrumentista, Carlos Malta é um virtuose em todos os saxofones e flautas, bem como em instrumentos étnicos como o "pife", o mais brasileiro dos instrumentos de sopro. Carlos Malta é um dos principais nomes do sopro brasileiro em atividade, Profissional desde os 18 anos, possui extenso currículo de shows e concertos, tocando com Egberto Gismonti, Pat Metheny, Ernie Watts, Gil Evans, Hermeto Pascoal e Marcus Miller. Em mais de 30 turnês pelo mundo, nos 12 anos em que foi solista do grupo de Hermeto Pascoal, tocou nos maiores festivais internacionais de música: Montreal, Cannes, Hamburgo, Paris, NorthSea, Vancouver, Pori e Copenhagen.

Breno Lira

Tem formação erudita, mas vem atuando profissionalmente mais como músico popular, desenvolvendo, nessa área, trabalhos com guitarra, violão e viola de dez e doze cordas. Ingressou no Conservatório Pernambucano de Música (C.P.M.) no ano de 1998. No ano seguinte, começou a cursar licenciatura em música na UFPE. Em 2001 passou a freqüentar também o curso de bacharelado em violão. Breno Lira é também formado pela Companhia dos Músicos, nos cursos de Harmonia e Arranjo. No ano de 2004, participou do Curso Internacional de Verão (Brasília – DF), como aluno destaque na classe dos professores: Nelson Faria, Lula Galvão, Genil Castro e Alexandre Carvalho. Tem trabalhado também com diversos artistas em shows e gravações, tais como Yamandu Costa (violão), Silvério Pessoa , Lula Queiroga, Maestro Spok, entre outros. É professor de guitarra do CEMO (Centro de Educação Musical de Olinda) e do Conservatório Pernambucano de Música.

Cacai Nunes

Cacai Nunes é parte de uma geração de músicos que vem desenvolvendo uma linguagem musical contemporânea, com a cara de Brasília. A cidade em que se criou serve de inspiração: moderna, arrojada, diferente e com influências culturais de todo o país. Brasília é campo fértil para o surgimento de uma personalidade musical nova. Cacai iniciou seus estudos de viola caipira em 2001 na Escola de Música de Brasília com Marcos Mesquita. Em 2003 passou a estudar e, posteriormente, trabalhar com Roberto Corrêa revisando sua obra em partitura, que foi publicada no livro Composições. Cacai vem criando trilha sonora original para teatro, cinema e vídeos institucionais. Seu primeiro Cd “O Avesso” foi lançado em agosto de 2006, apresentando suas composições, ora solo, ora com arranjos para banda, com toques mais modernos e arrojados. No cd, arranjos de Pixinguinha, Chiquinha Gonzaga e Dilermando Reis, ganham nova cara na viola caipira.

Cláudio Rabeca

Potiguar radicado em Recife, cresceu vivenciando de perto os costumes musicais da tradição sertaneja do Rio Grande do Norte. Encontrou na cultura pernambucana a essência para desenvolver seus trabalhos musicais e artísticos. Músico profissional desde 1999, canta e toca instrumentos de cordas como Rabeca, Viola de 10 cordas, Violão e Guitarra. Em 2009 gravou seu primeiro CD solo, disco intitulado "Luz do Baião", com canções autorais que evidenciam o instrumento que adotou em seu sobrenome artístico. Toda a riqueza histórica e sonora da Rabeca fez com que Cláudio se aproximasse deste instrumento ímpar, trazendo à tona sua ligação com a terra, com o rústico e a alma do povo nordestino. Assim, o artista assume a necessidade de preservar culturalmente a Rabeca e propõe ampliar suas possibilidades de uso.

Fred Andrade

Fred Andrade é compositor, guitarrista e violonista e tem em seu currículo inúmeras apresentações acompanhando vários artistas. Tem vasta experiência em gravações de trilhas e jingles e vem há 11 anos trabalhando sua própria carreira solo.Em 2000 lançou seu primeiro álbum, Ilusões a granel, em 2005 foi a vez de um cd focado em cima de frevos de rua chamado Guitarra de Rua, 2006 concluiu e lançou o Farra de Anjo onde o guitarrista teve muitos convidados da cena instrumental nacional, e em 2009 o cd Pele da alma. Em 2010 teve como principal projeto o lançamento de um dvd chamado Guitarra Pernambucana, onde álém de fazer uma retrospectiva de sua carreira através de músicas que mais marcaram todos os seus trabalhos, ainda abordou assuntos ligados ao fraseado e estilo de composição.Fred Andrade é professor do Conservatório Pernambucano de Música e do IFPE da cidade de Belo Jardim.

Ricardo Huczok - Mutante Cox

Ricardo Huczok, também conhecido como Mutant Cox, ou simplesmente Coxinha, nasceu em Recife-PE. Reside em Curitiba-PR desde 1993, músico multi-instrumentista, compositor, toca desde 1991. Já tocou em várias bandas, como: Los Bandidos, Os Cervejas, Ovos Presley, Os Catalépticos, V8, Maremotos, Frantic Flintstones, entre outras. Tem discos lançados e shows realizados em vários países do mundo. Também participa da organização de shows e festivais. Produziu e apresentou um programa de rádio especializado em ‘Psychobilly’ por mais de sete anos, e realiza diversos outros trabalhos relacionados à música. Hoje toca guitarra, violão e canta no Hillbilly Rawhide, baixo acústico e voz no Sick Sick Sinners, e participa em outros projetos paralelos, como Three Bop Pills, Hellfishes, 99NoizAgain, Vegas Jump Trio e os antigos AZT e Psycho Classics.

Gilberto Alves da Silva - Gibach

Herdou do pai que tocava sanfona por hobby a musicalidade quando na infância o acompanhava tocando triangulo. Aos 9 anos ganhou sua primeira sanfona de 80 baixos e não parou mais. Ainda criança interessou-se por outros instrumentos como violão, contra baixo, guitarra e percussão. Estudou com o consagrado maestro Manoel pereira, conhecido como Manoel Bombardino. Já adulto e profissional participou de projetos ao lado de Cauby Peixoto, Sidney Magal, Martinho da Vila, Elis Regina, Gilberto Gil, Jorge Mautner, Caetano Veloso, entre outros. Excursionou pelo Brasil e outros países da America Latina. Nos anos 70 foi contratado pela West Production e viajou para Europa, Ásia e América do Norte com o grupo Mulato Brasil (grupo de dança e música brasileira). Nos anos 80 teve a oportunidade de estudar música em Viena, na Áustria.

Beto do Bandolim

O bandolinista, arranjador, diretor musical e compositor Beto do Bandolim ou Adalberto Cavalcanti – como era conhecido antes de seu casamento com o instrumento – é um apaixonado pela música. Natural da cidade do Recife PE), cresceu entre a efervescência e o lirismo da cultura pernambucana. Iniciou seus estudos como autodidata, ingressando, posteriormente, no Conservatório Pernambucano de Música (1985-1989). Integrou diversos grupos musicais no Recife, como o Oficina de Cordas de Pernambuco; Pingo de Ouro; Trio Choro Miúdo; Mistura e Manda; Pastoril do Véio Mangaba; Baila Mi Amor; Beto do Bandolim e Brasil Sonoro.

Bozó 7 cordas

Ewerton Brandão Sarmento (Bozó), começou sua carreira de músico como cavaquinista e percussionista. Em 1980 participou do Projeto Pixinguinha com a Cantora Miucha, onde teve a oportunidade de dividir esse momento com o violonista Rafhael Rabello. Daí veio a sua paixão pelo violão 7 cordas, que deste dia em diante passou a ser o instrumento predileto. Atualmente é professor do Conservatório Pernambucano de Música e já acompanhou artistas locais e nacionais como Paulinho da Viola, Moreira da Silva, Dalva Torres, etc. Além de ser regente e arranjador do Bloco da Saudade, participou também de várias produções musicais com Cauby Peixoto, Luiz Airão, Canhoto da Paraíba, Jorge de Altinho, Flávio José e Cláudio Rabeca.

Cacá Malaquias

Cacá Malaquias, toca saxofone, clarinete, flauta, pífano. Começou a aprender música aos oito anos de idade tocando clarinete na banda de música de Carnaíba, no sertão de Pernambuco, sua cidade natal. Em 1978, mudou-se para São Paulo e teve a oportunidade de relacionar-se com importantes músicos fundando a Banda Mantiqueira (SP) em 1991. Tocou com vários artistas da música nacional e internacional, entre eles: Gal Costa, Caetano Veloso, Chico Buarque, Gilberto Gil, Dominguinhos, Raul Seixas, Roberto Carlos, Antonio Nóbrega, Ivan Lins, Toquinho, Banda Sound Skape, Nico Assunção, Paulo Moura, Paquito de Rivera, entre outros. Músico de formação, atualmente é professor e coordenador da Escola Maestro Israel Gomes de Carnaíba (PE). Desenvolve trabalho de mapeamento dos músicos do sertão do Pajeú, Moxotó e Central visando a criação do conservatório de música do Pajeú. Implantou e coordena o Centro de Música de Salgueiro no sertão de Pernambucano. Foi palestrante do Tocando Pífanos, encontro nacional de bandas de pífanos que ocorre na cidade de Olinda.

Breno Lira

Tem formação erudita, mas vem atuando profissionalmente mais como músico popular, desenvolvendo, nessa área, trabalhos com guitarra, violão e viola de dez e doze cordas. Ingressou no Conservatório Pernambucano de Música (C.P.M.) no ano de 1998. No ano seguinte, começou a cursar licenciatura em música na UFPE. Em 2001 passou a freqüentar também o curso de bacharelado em violão. Breno Lira é também formado pela Companhia dos Músicos, nos cursos de Harmonia e Arranjo. Tem trabalhado também com diversos artistas em shows e gravações, tais como Yamandu Costa (violão), Silvério Pessoa, Lula Queiroga, Maestro Spok, Maestro Duda, entre outros. É professor de guitarra do CEMO (Centro de Educação Musical de Olinda) e do Conservatório Pernambucano de Música.

Carlos Malta

Compositor, arranjador, educador e multi-instrumentista, Carlos Malta é um virtuose em todos os saxofones e flautas, bem como em instrumentos étnicos como o "pife", o mais brasileiro dos instrumentos de sopro. Carlos Malta é um dos principais nomes do sopro brasileiro em atividade, Profissional desde os 18 anos, possui extenso currículo de shows e concertos, tocando com Egberto Gismonti, Pat Metheny, Ernie Watts, Gil Evans, Hermeto Pascoal e Marcus Miller. Em mais de 30 turnês pelo mundo, nos 12 anos em que foi solista do grupo de Hermeto Pascoal, tocou nos maiores festivais internacionais de música: Montreal, Cannes, Hamburgo, Paris, NorthSea, Vancouver, Pori e Copenhagen.

Nenhum comentário:

Postar um comentário