quinta-feira, 1 de março de 2012

CICLO FORMATIVO DA CENA

CICLO FORMATIVO DA CENA

“cursos de teatro para formação de atores”


O Ciclo Formativo da Cena tem por objetivo fomentar no interior do estado de Pernambuco um ator-pesquisador-pedagogo fundamentado a partir do conhecimento e do exercício, teórico e prático, de ancoradouros técnicos e expressivos que propiciem o desenvolvimento das competências necessárias à atuação.

O curso se baseia na experimentação, observação e análise dos fundamentos que regem o processo de criação do ator, sem privilegiar a realização de produtos cênicos acabados. Assim, ao aluno-ator propõe-se o reconhecimento das lacunas e das possibilidades expressivas reveladas pelas escolhas artísticas e pela organização cênica que realiza a cada tarefa teatral.

A aprendizagem se articula a partir da análise e reflexão, teórica e prática, de três modos de abordagem presentes na história do ator:

O jogo como poética da cena ministrado pela atriz Ana Dulce Pacheco que tem por objetivo experimentar e refletir sobre o sistema de jogos teatrais, tendo em vista seus fundamentos, sua estrutura e seus vínculos com as tendências teatrais contemporâneas.

O ator e seus duplos ministrado pelo ator e marionetista Edjalma Freitas objetiva trabalhar a atuação com a máscara, lastreada numa acepção extensa de dramaturgia, relacionando-se a ação (ou o movimento) a todos os elementos constitutivos da cena: o atuante, o espaço-tempo, o texto, o figurino, a iluminação, o som, a cenografia, o objeto e o outro.


O corpo poético do ator ministrado pelo professor, ator e diretor teatral Wellington Júnior visa possibilitar aos atores entenderem as técnicas contemporâneas de treinamento corporal do ator e a íntima relação com as técnicas de composição de personagens.

Deste modo, o curso pode transitar entre os modelos da tradição teatral e os novos paradigmas da cena contemporânea.

Cada oficina presente no curso terá 40 horas para sua realização, totalizando 120 horas por cidade. Escolhemos Garanhuns por ser uma cidade que possui grande potencial artístico e importância no movimento teatral de sua região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário