terça-feira, 4 de outubro de 2011

Imperdível: TEATRO INFANTIL é tema de videoconferências gratuitas para todo o Brasil nas unidades do SESC

De nosso correspondente das terras metropolitanas, Leidson Ferraz:

Pessoas de todo o Brasil – Imperdível: O SESC Nacional vai promover um ciclo de palestras sobre TEATRO INFANTIL, com transmissão por videoconferência para cada unidade do SESC pelo país, com carga horária de 15h, nos dias 7, 10, 11, 13 (direto do Rio para todo o Brasil) e 14 de outubro (direto do Recife para todo o Brasil), das 14h30 às 17h30 (horário de Brasília). Qualquer interessado pode participar gratuitamente (no Recife, será no SESC de Santo Amaro, sala Paulo Freire, mas acontecerá em todo o país). Eis os detalhes da programação:


Transmissão: SESC - Departamento Nacional – Centro SESC de Desenvolvimento Técnico. Mediação: Marcos Rego (Assessor Técnico – Gerência de Cultura / DN).

7/10 (sexta) - Palestrante convidada: Lúcia Coelho - discorrerá sobre o seu fazer Teatral, como a arte de tecer ideias: as palavras, as imagens, o movimento, o ritmo, o som e a luz que formam o desenho cênico que é desvendado quando se abrem as cortinas para o público. A trajetória da dramaturgia para criança e a historiografia da produção nacional à luz da contemporaneidade são os pilares que nortearão a palestra.


Lúcia Coelho – Uma das maiores autoridades brasileiras do Teatro/Educação, começou sua carreira no magistério da arte, desvendando o mistério e a magia que envolvem a criança no ato de se expressar com liberdade. Formada em Licenciatura em Artes pelas Faculdades Integradas Bennett, Lúcia Coelho começou sua carreira muito jovem e, ao longo de sua trajetória participou da formação de vários artistas e atores brasileiros. Vencedora de mais de 20 prêmios.

10/10 (segunda) - Palestrante convidado: Miguel Vellinho - O diretor/dramaturgo traçará um painel acerca do Teatro para Crianças no Brasil, com foco na produção contemporânea. Como um dos especialistas no Teatro de Formas Animadas fará, ainda, uma radiografia do gênero no país. Como forma de auxiliar os participantes no quesito compreensão do discurso narrativo do gênero, o professor apresentará uma linha historiográfica desde as primeiras experiências de espetáculos montados para o público infantil no país, incluindo a polêmica data da primeira peça em solo brasileiro “O casaco encantado”.


Miguel Vellinho – É professor da UNI RIO. É um dos fundadores do Grupo Sobrevento. Criou a Cia. PeQuod de Teatro de Animação em 1999. Desde então, ele tem dirigido todos os espetáculos da companhia, além de escrever as peças, idealizar a concepção visual das montagens e trabalhar na confecção dos bonecos. Esta última faceta do seu trabalho lhe rendeu um Prêmio Maria Clara Machado em 2003, na Categoria Especial, pela qualidade dos bonecos usados no espetáculo O Velho da Horta.

11/10 (terça) - Palestrante convidada: Andrea Elias - A palestra apresentará o conceito de Teatro Dança para Crianças, transitando questões centrais da linguagem da dança contemporânea em direção à recepção pelo público infanto-juvenil, atentando para a capacidade de abstração pertinente a cada idade. A criação de espetáculos neste “novo gênero” necessita da construção de uma ponte entre o olhar da criança e as questões próprias das linguagens da dança e do teatro que, muitas vezes, obedece radicalmente ao princípio de não remeter a coisa alguma.


Andrea Elias – Mestre em Teatro pela Uni Rio; especialista em Educação Estética, Licenciada em Artes Cênicas e bailarina. Em 2003, criou e dirige o Teatro Xirê, companhia destinada à investigação da cena através do movimento. Em seu repertório tem os espetáculos “Ciranda”, “Quando crescer, eu quero ser...” e “Cuidado”. Coordenou a área de corpo do Programa de Criança Petrobras na Maré, onde desenvolveu projeto de circo-educação.

13/10 (quinta) - Palestrante convidada: Karen Acioly - A palestra traçará um painel da rica produção desta autora da primeira ópera para bebês escrita no Brasil. Como foco central, a experiência de administrar um teatro vocacionado para o público infantil (Teatro Municipal do Jockey), estabelecendo uma política pública para a área. Buscará tratar, ainda, da particularidade do universo infantil, desde a tenra idade.


Karen Acioly - Atriz, dramaturga e teatróloga brasileira. Ao todo, escreveu mais de 20 peças infanto-juvenis e dirigiu a maior parte delas. Sua obra já recebeu diversas premiações, como Sharp, Mambembe, Coca-Cola, Zilka Salaberry e Maria Clara Machado. Em 2001, tornou-se a primeira coordenadora de teatro infantil do município do Rio de Janeiro. Em quatro anos, seu trabalho levou 80 mil crianças ao teatro.


Transmissão: Departamento Regional SESC Pernambuco (Núcleo de Desenvolvimento Técnico). A sala Paulo Freire é pequena, para até 40 pessoas. Prioridade à ordem de chegada.
Mediação: José Manoel Sobrinho (Coordenador de Cultura do DR/PE)

14/10 (sexta) - Palestrantes convidados: Leidson Ferraz, Edivane Bactista e Andreza Nóbrega - Mesa Redonda que colocará em debate os núcleos de estudo sobre o Teatro Infantil no Nordeste, com a perspectiva da escrita de uma história do teatro que legitime as experiências artísticas fora do eixo Rio-São Paulo. Os especialistas falarão dos avanços na produção, das conquistas no quesito acessibilidade e inclusão dos portadores de deficiências e das temáticas incomuns na dramaturgia, como a filosofia, as perdas e os mitos gregos.


Leidson Ferraz - É ator, jornalista e pesquisador teatral, organizador da coleção Memórias da Cena Pernambucana, com quatro volumes. Atualmente pesquisa o Catálogo do Teatro Para Crianças de Pernambuco.


Edivane Bactista - Atriz, jornalista e produtora cultural, uma das coordenadoras do Festival de Teatro para Crianças de Pernambuco (já com nove edições).


Andreza Nóbrega - Atriz e mestranda em educação, pela Universidade Federal de Pernambuco, está se especializando em audiodescrição. Seu projeto de pesquisa investiga a acessibilidade do teatro para crianças cegas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário